quarta-feira, 4 de maio de 2011

Pseudo-amizades

   Independente do que se considera como amizade, essa é uma coisa que nos afeta integralmente. Pode-se dizer que em todos os momentos da vida, mas é na adolescência que isso se destaca. Digo isso por experiência própria.
   Particularmente, eu pensava que tinha vários amigos, com quem podia contar sempre, que se sacrificariam por mim e tals, e me valorizariam, da mesma forma que eu faria por eles. Mas há algum tempo, descobri quem nem todos são assim. É raro encontrar um amigo verdadeiro, que aja de forma recíproca com você, e sem esperar nada em troca.
   Hoje em dia, nesse mundo tão competitivo e ao mesmo tempo tão livre de reais obrigações - e valores -, os seus colegas, vizinhos, conhecidos, whatever, geralmente se aproximam de você por interesses pessoais, na maioria das vezes momentâneos e insignificantes. Mesmo que sejam significativos, quase nunca são naturalmente mútuos.
   Percebendo isso, minha visão de mundo mudou. E não digo escrevo isso apenas de forma dramática ou exagerada, é a pura verdade. Não consigo mais conviver com as pessoas da mesma maneira, talvez com medo de me decepcionar ainda mais com aquelas que eu mais considero. Eu sei que não é uma boa maneira de agir (principalmente pra mim, porque vou me afastando dos outros), mas é praticamente inevitável. 


   Sinceramente, o que eu acho que se precisa hoje é valorizar o ser humano pelo seu íntimo, seu interior, pelas sensações e atitudes recíprocas que que ocorrem numa relação de amizade verdadeira.
   Só mais uma coisa. Note que utilizo várias vezes, em suas flexões e sinônimos, a palavra "recíproco", e peço desculpas pela redundância, mas é exatamente o que falta nessas atuais pseudo-amizades.

PS: tá grande assim porque esse foi o texto que eu escrevi pra avaliação da DEPA. mas tá modificado, lógico.

3 comentários:

  1. Amizades verdadeiras são difíceis... CONFIANÇA é difícil. e ela é o pilar principal de qualquer relação séria, incluindo, é claro, a amizade.. Ótimo Nina... Reciprocidade!! rsrs =)

    ResponderExcluir
  2. "Colegas" a gente encontra aos montes por aí, uns vem, outros vão, tantos passam... mas amigos podem ser contados em poucos dedos da mão, guardados do lado esquerdo do peito, a sete chaves. Esses não são de hoje, são pra sempre.

    Beijão! ;*

    ResponderExcluir
  3. Gosteei :D amizades verdadeiras são realmente dificil de se encontrar...amei seu texto...pode passar e dar uma olhadinha no meu blog é meu e da minha amiga...eu queria que se vc gostasse se inscrevesse...Beijão :* é a primeira vez que eu vi seu blog e já gostei...vou segui-lo beijao... http://somenteeueumesmaemim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir